quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1- Presentes ao XIV CONAPEF, realizado em Brasília de 14 a 16 de setembro, senadora Marina Silva e Juiz Federal Odilon Oliveira. Na abertura A candidata a presidência da república defendeu o ciclo completo de polícia e a valorização dos policiais. O magistrado elogiou os policiais federais e criticou duramente a corrupção no país.

2- No seu pronunciamento Marcos Vinício Wink, presidente da FENAPEF, entidade promotora do evento, reafirmou disposição dos policiais em lutar pela carreira policial. "A Constituição diz que a polícia federal é organizada em carreira e não em carreiras", disse.

3- "A Força Nacional está militarizando a segurança e usurpando funções dos policiais federais", alertou Wink.

4- Detentor do que pode-se dizer um fã clube na PF, o juiz federal Odilon Oliveira, falando no 14º  Congresso dos Policiais Federais, lamentou disse que o respeito à vida esteja desaparecendo. "O ser humano está perdendo a capacidade de convivência com outras pessoas", disse. O magistrado também criticou a corrupção no país. "Se o país conseguisse estancar a corrupção durante 1 ano somente com dinheiro resultante daria para construir mais de 20 mil postos de saúde", frisou.

5- Odilon Oliveira ressaltou que desde 2003 a PF faz um trabalho magnífico no combate à corrupção no país. O juiz disse que seu gabinete está aberto aos federais e sublinhou que na corporação ninguém é melhor que ninguém. "Nem delegado é melhor, nem agente é melhor o que interessa é a qualidade do trabalho realizado".

6- PF precisa a voltar a atuar na fronteira para inibir o tráfico. Segundo Juiz Odilon Oliveira, do jeito que está não pode ficar. O sistema penal brasileiro está falido. Segundo ele a súmula 11 que trata das algemas serve para proteger a elite brasileira. No encerramento da palestra magistrado é ovacionado por policiais e demais presentes.

7- “Crime é conduta humana, não jurídica”, disparou o agente da Polícia Federal e Coordenador Geral de Ações de Integração da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Robson Robin da Silva, que se dirigiu aos presentes discorrendo sobre a Carreira Policial. Silva afirmou que temos modelo deformado de polícia e frisou que o direito não é ferramenta de investigação.

8- Em cerca de 30 minutos o agente federal fez um apanhado sobre o modelo de polícia no país em comparação com órgãos de outros países como a BKA na Alemanha. Ele criticou a formação dada na Academia de Polícia, que na sua visão não privilegia a formação em segurança pública. Na Polícia Federal há 27 anos, o policial destaca que a categoria precisa rever fundamentos para consolidar a carreira policial. “Temos que nos legitimar pelo conhecimento”, frisou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este Texto:
Registre neste espaço seu contentamento ou indignação. Sua aprovação ou reprovação. Crítica ou elogio ao que o blogueiro escreve. Cuidado apenas para não ferir a dignidade dos cidadãos e cidadãs.

Antes de escrever seu comentário pense nisso: nosso debate será sempre e somente no campo das idéias.

Comentários que direcionem ofensas pessoais, publicidade, propaganda ou promoção de quem quer que seja, serão automaticamente excluídos.

E MAIS: quando se propuser a escrever, tenha coragem de dizer quem você é. Assine sempre seu nome completo e divulgue seu endereço de e-mail pessoal.

O anonimato não vale.